quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Felicidade é, sim, só questão de ser.

Sim, Jeneci tem razão na sua canção clichê felizona. Ser feliz só depende de quem você é diante de cada situação, de como você enfrenta a vida. Felicidade não é um lugar, um objeto, um alvo a ser alcançado. Felicidade é saber viver. Aproveitar o que o acaso te colocar na bandeja, da melhor forma possível, exatamente como diz a canção ("quando chover, deixar molhar, pra receber o sol quando voltar"). Pra ser feliz você precisa encarar cada pequena coisa boba do dia-a-dia como oportunidade de alegria, mesmo quando é algo desagradável. É que nada, nunca, na vida, vai ser completamente bom (o espinho e a flor - vide link). Só que até mesmo as coisas ruins podem te propiciar pequenas porções de alegria, de felicidade. Só depende das suas atitudes, de saber viver (link). Eu sou uma pessoa muito feliz, todos os dias. Isso não quer dizer que minha vida é fácil ou que eu tenho alcançado tudo o que desejei e vivido da forma que sonhei. Isso apenas quer dizer que eu aprendi a viver, a lidar com todas as situações. Claro que às vezes é difícil, mas "nessa hora, fique firme, pois tudo isso logo vai passar". Tudo passa, aproveite. E não há como fugir do que te acontece, encare de peito aberto e sorriso na cara. É "melhor viver, meu bem... chorar, sorrir também, e dançar". É simplesmente o que eu faço dos meus dias, eu vivo. Vivo o ato de despertar, quando coloco meus 3 alarmes musicais e, um deles, na rádio que só toca música brasileira. Assim, já acordo cantando, e consequentemente, sorrindo. Vivo o ato de tomar café, fazendo hora (e acordando mais cedo se for preciso pra isso), sentindo o calor da bebida, ouvindo música e vendo a rua, aqui do alto da minha janela. Quando dá, vivo a caminhada na praça, e cada senhorinha que passa por mim, cada cão, cada bebê, vivo a praça, revigorante. Vivo a ida ao mercado, e danço, além de fazer amizade na fila e deixar as pessoas passarem na minha frente. Vivo as compras de materiais em papelarias e armarinhos, firmando amizades com os vendedores a quem sou fiel, chorando descontinhos, cantando e rindo com eles. Comendo um chocolate, tomando um sorvete, comprando um pastel. Dançando e cantando na rua. Sentindo o vento e o sol, e a chuva, se chover. Vivo a noite e o luar, vivo a solidão e a companhia, vivo tudo, dia após dia. Sou feliz porque me libertei da vergonha e medo de viver que a grande massa carrega, e não me preocupo com os pensamentos alheios. Vou, e indo, descobri que o Jeneci tem razão. Felicidade só depende de quem você é, de como vive, se vive. Viva! Seja feliz.

Felicidade
(Marcelo Jeneci)

Haverá um dia em que você não haverá de ser feliz.
Sem tirar o ar, sem se mexer, sem desejar como antes sempre quis.
Você vai rir, sem perceber, felicidade é só questão de ser.
Quando chover, deixar molhar pra receber o sol quando voltar.
Lembrará os dias que você deixou passar sem ver a luz.
Se chorar, chorar é vão porque os dias vão pra nunca mais.

Melhor viver, meu bem, pois há um lugar em que o sol brilha pra você.
Chorar, sorrir também e depois dançar, na chuva quando a chuva vem.
Melhor viver, meu bem, pois há um lugar em que o sol brilha pra você.
Chorar, sorrir também e dançar.
Dançar na chuva quando a chuva vem.

Tem vez que as coisas pesam mais do que a gente acha que pode aguentar.
Nessa hora fique firme, pois tudo isso logo vai passar.
Você vai rir, sem perceber, felicidade é só questão de ser.
Quando chover, deixar molhar pra receber o sol quando voltar.

É preciso saber viver por Leonardo Davino

Nenhum comentário:

Postar um comentário